quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Variação linguística


Nossa língua não é única, pois em um mesmo país utilizam-se várias linguagens. Podemos dizer então que em nosso país o que temos é um conjunto de dialeto. A linguagem de um lugar é transformada , modificada ou construída conforme o contexto histórico e cultural de cada lugar .

Ao falarmos de variação linguística, não precisamos generalizar ou abranger todo o país, pois a linguagem pode variar de bairro para bairro, de escola para escola, ou ate mesmo de pequenos grupos que se unem em um contexto comum, como um grupo de jovens que se unem para ir à festas, ou grupos de igreja, teatro etc.

O que se nota é que a linguagem é usada para facilitar a comunicação entre esses grupos e em determinados momentos dificultar o entendimento para pessoas não desejadas.

O professor em sala de aula deve mediar e socializar todos os tipos de linguagem, tanto formal como informal, mostrando, com isso, que existe uma norma padrão de escrita que independe da fala e que é necessário que se aprenda esta norma pois em várias situações é necessário utilizá-la.

Nenhum comentário: